POF 2017-2018: Brasileiro mantém dieta à base de arroz e feijão, mas consumo de frutas e legumes é abaixo do esperado

Segundo a última pesquisa de orçamento familiar (POF 2017-2018), o consumo de arroz e feijão ainda se mantém predominante na dieta do brasileiro, contudo foi vista uma redução quando comparado com o aumento de alimentos processados e ultraprocessados, sobretudo entre os mais jovens.

 A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) visa mensurar as estruturas de consumo, dos gastos, dos rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias. Possibilita traçar, portanto, um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos.

A frequência de consumo de frutas, verduras e legumes é menor entre adolescentes do que entre adultos e idosos. Os adolescentes consomem o dobro de sanduíches, quatro vezes mais pizzas, nove vezes mais bebidas lácteas e 20 vezes mais salgadinhos que os idosos.

Além disso, a frequência do consumo alimentar fora do domicílio no Brasil caiu de 40,2% para 36,5% da população de 2008-2009 para 2017-2018.

Essa relação de consumo foi analisada pelo economista  e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, André Braz. Ele explica que os resultados obtidos na POF estão associados à questão de renda, pois à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados, devido sua maior duração na geladeira principalmente neste atual momento  de pandemia.

O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros ainda é natural ou minimamente processada, mas frisa que os alimentos ultraprocessados já  somam cerca de um quinto das calorias consumidas.

O consumo médio diário de açúcar também aumentou nos diferentes grupos etários em ambos os sexos, sendo mais elevado entre os adolescentes.  Já a frequência da ingestão de sódio estava acima do limite recomendado em mais da metade da população, sendo mais elevada em homens adultos (74,2%) e reduzida em mulheres idosas (25,8%).

Quer saber mais? Leia aqui

Leia a reportagem do jornal O globo  aqui

Acesse a pesquisa completa POF_2017-18

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.